terça-feira, 8 de maio de 2012

Formação de Abril

Pauta • Charges sobre as TIC - Mensagem • Tecnologia pra que te quero? • Aulas no LIEd como projeto auxiliar de sala • Informações pedagógicas • Informações técnicas • Sugestões TECNOLOGIA, PARA QUE TE QUERO? MAS AFINAL, O QUE É TECNOLOGIA? O termo TECNOLOGIA envolve tanto conhecimento técnico e científico como ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Segundo o livro Tecnologias da Inteligência de Pierre Lèvy e o site Wikipédia, a palavra tecnologia vem do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo“ e pode ser entendida como: As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples como, por exemplo, o uso de pedras para produzir fogo, o que permitiu melhor aproveitamento dos alimentos e de recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. Sendo assim, podemos entender como sendo tecnologia produtos, equipamentos e ferramentas que utilizamos no cotidiano e que, muitas vezes, não lembramos que foram inventadas para melhorar nossas vidas. Confiram alguns exemplos tirados do livro Guia dos curiosos - invenções, de Marcelo Duarte, publicado pela Panda Books:  Ferramentas e máquinas que ajudam o homem a resolver problemas;  Técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, instrumento e processos usados para resolver problemas ou, facilitar a solução dos mesmos;  Método ou processo de construção e de trabalho;  Aplicação de recursos para a resolução de problemas. AS NOVAS TECNOLOGIAS As novas tecnologias são as ferramentas tecnológicas e métodos para resolver problemas que foram desenvolvidas gradativamente e se popularizaram a partir da década de 1970, com invenções como a internet e a evolução do computador (o primeiro foi construído em 1936). A maioria dessas novas tecnologias foram criadas para agilizar a resolução dos problemas, entre eles a dificuldade de busca, pesquisa e comunicação. São consideradas novas tecnologias:  A internet - surgiu junto com a criação do www ou web. A responsável pela invenção da World Wide Web (o www) é a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, que lançou a rede de alcance mundial em 1980. Essas redes foram criadas para suportar correios eletrônicos e serviços de comunicação instantânea, além de possibilitar o compartilhamento e o armazenamento de arquivos.  O correio eletrônico, mais conhecido como e-mail, é mais antigo que a internet. Criado em 1973, substituiu a carta e o telegrama e dispensou o uso do telégrafo e do fax. O e-mail se tornou popular devido a facilidade em quebrar barreiras geográficas. Graças a programadores como Ray Tomllinson, hoje podemos enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo! Segundo o Museu da História do Computador, o primeiro computador pessoal foi o Kenbak-1, lançado em 1971. A partir da popularização e do sucesso de venda dessa tecnologia, foram criados os laptops e os notebooks e, agora, as empresas que fabricam os computadores também estão migrando os recursos para dispositiveis móveis como o celular. A palavra digital deriva do latim digitus, que significa dedo. A tecnologia digital, portanto, é a utilizada através do toque. Hoje, é fácil e simples manipular e compartilhar imagens capturadas por uma máquina fotográfica digital, por exemplo. Essas inovações tecnológicas de captação e tratamento de imagens e sons revolucionaram os meios de comunicação, como o cinema, a TV e o rádio. Criado em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA, o celular já está na sua quarta geração, ou seja, seu sistema foi modificado e melhorado quatro vezes com o objetivo de deixar essa ferramenta tecnológica mais rápida e com mais recursos. Hoje, o celular é indispensável e não funciona apenas como telefone, mas também como despertador, relógio, agenda, tocador de música, máquina fotográfica, filmadora etc. A ERA DA INFORMAÇÃO Desde o final do século XX vivemos em um mundo com muitas transformações, a maioria delas causadas pelas novas tecnologias. Este período, tem sido denominado como era da informação iniciou-se a popularização dos computadores e da telecomunicação que causaram significativo impacto sobre o modo de viver em sociedade. E neste cenário de avanços tecnológicos, deparamo-nos com uma carga de informações cada vez maior. Para conhecer, não basta ter uma grande quantidade de informação, mas saber como tratar, analisar, armazenar e disponibilizar essas informações. Para que as informações sejam realmente úteis é necessário que elas agreguem valor e possibilitem a ampliação do conhecimento. INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO Nos dias de hoje é muito fácil associar o fato de ter muitas informações sobre determinado assunto a realmente conhecer e dominá-lo. Informação não é conhecimento. A informação é ato de informar, de indicar ou esclarecer, dar uma notícia etc. Enquanto que, para se ter conhecimento, é necessária uma ação interativa do sujeito com o objeto. “Conhecer não consiste, com efeito, em copiar o real, mas em agir sobre ele e transformá-lo” (Piaget).

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