segunda-feira, 4 de junho de 2012

A EDUCAÇÃO NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Na era das novas tecnologias, o atual modelo educativo tem que dar conta das demandas e necessidades de uma sociedade digital. A educação não pode mais pensar que os processos educativos continuam sendo os mesmos do século XIX: que aconteciam entre quatro paredes, limitados a horários e baseados em uma relação de transmissão de conhecimento. Nessa nova era, a educação visa:  contribuir para a construção de conhecimentos que pressupõem a participação de um sujeito ativo de maneira intensa e reflexiva;  incentivar um sujeito a aprimorar sua inteligência, construir sua identidade e produzir conhecimento por meio do diálogo estabelecido com seus pares, com os professores e com a cultura, em sua própria realidade cotidiana;  contribuir com um novo papel para os professores, que, de únicos detentores do conhecimento, passam a ser mediadores do processo de aprendizagem;  compreender e estimular a atuação dos alunos como autores do conhecimento e não meros reprodutores daquilo que já foi produzido. E AS TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) COM ISSO? Ao longo dos tempos, o uso educacional de tecnologias da informação e comunicação, como o rádio e a televisão, tinha como objetivo ampliar o alcance da oralidade do professor ao atingir pessoas distantes dele. Também permitiram maior disseminação da informação a respeito do conhecimento a ser adquirido e das orientações de estudo. Entretanto, apenas com o advento das novas tecnologias, representadas pela internet e mais particularmente pela rede mundial de computadores (a web), é que houve o rompimento de alguns dos tradicionais conceitos educacionais. É por isso que o modelo educativo tem que usar e incentivar o uso das TIC de modo a dar conta das demandas e das necessidades de uma sociedade digital. Diante da configuração da educação na era das novas tecnologias, a comunidade escolar vê-se cada vez mais munida de ferramentas e recursos que, ora parecem favorecer suas práticas, ora colocam em xeque determinados modelos e formas de ensinar. Na era das novas tecnologias, o professor é solicitado cada vez mais a fazer uso dos Lieds e para isso pode contar com o auxílio do mediador entre seus alunos, os computadores e o conhecimento, orientando-os a pesquisa e a investigação, contribuindo para o desenvolvimento de juízo crítico e consciente, com liberdade de escolha e com responsabilidade individual e coletiva. Mas, por que muitos educadores têm dificuldade de fazer uso desta nova tecnologia? O IMIGRANTE E O NATIVO DIGITAL Marc Prensky, educador nova-iorquino especialista em tecnologia e educação, publicou há dez anos um famoso artigo, no qual apresenta os termos “imigrantes digitais” e “nativos digitais”. Atualmente, a maioria dos educadores são considerados imigrantes enquanto que seus alunos são considerados nativos: Imigrantes digitais - são aqueles que precisam se adaptar a esse novo mundo, mas que ainda encontram algumas dificuldades ou não possuem hábitos necessários para sobreviver a este novo mundo digital. Como os imigrantes usam as tecnologias:  mandam e-mail e logo após telefonam para perguntar se a pessoa o recebeu;  necessitam imprimir um texto digitalizado quando querem alterá-lo, para depois digitar as modificações registradas no papel;  a Internet é fonte secundária de informação;  imprimem os e-mails recebidos, para depois decidirem que ação tomar;  convidam as pessoas para ver em seu computador um site interessante em vez de mandar-lhes o seu endereço por e-mail. Nativos digitais - são aqueles que já nasceram em mundo dominado pelas novas tecnologias. Os nativos tem uma relação diferente com as TIC e encaram o mundo digital de forma natural e singular. Os nativos:  conseguem fazer várias atividades simultâneas com/no computador;  encaram o mundo "virtual" com uma extensão do mundo "real";  conseguem ler diretamente na tela do computador;  fazem acessos aleatórios e não sequenciais às diferentes páginas da web;  consideram e confiam na Internet com uma fonte segura de informações etc. A CONTRIBUIÇÃO DAS TIC PARA A EDUCAÇÃO A contribuição primeira das TIC para a educação é a própria inter-relação entre as possibilidades pedagógicas e as tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. E, para isso, os educadores têm que ser sujeitos ativos e críticos para saberem quando e como utilizarem as novas tecnologias. ( Como nós mediadores podemos incentivar e intensificar este uso?) A idéia é mostrar que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula. As TIC possibilitam que a sala de aula se torne um espaço de convívio/experiência de uma equipe produtora de idéias. O mediador deve ser o responsável por direcionar as atividades e orientar as ações do grupo propondo ao professor as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis e legitimando saberes do próprio grupo. O ensinar e o aprender são intrínsecos tanto à Educação quanto às TIC, mas entenda que a Educação é a base para a existência das TIC, visto que as tecnologias e os meios de comunicação se alimentam de conteúdos produzidos em nossas escolas, universidades e, porque não, em nossos lares.

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